Central de
Atendimento:
(55) 3361.1200

Eventos

O QUE É DDS, SUA IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS? | 14/07/2016

O DDS – Diálogo  de Segurança é destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade.

Ela é aplicada geralmente em um tempo de 5 a 15 minutos, sempre antes do inicio da jornada de trabalho, este tempo é reservado para discussões e instruções básicas de assuntos ligados a prevenção de acidentes relacionados a saúde e segurança.

A ferramenta de DDS teve sua origem na década de ’90 e teve sua ampliação para muitas outras ferramentas, tais como: DDHSMA –  Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, entre muitos outros.

Como diz sua definição, o DDS é uma ferramenta muito poderosa quando se diz respeito à prevenção de acidentes do trabalho.

Esta medida é fundamental e vem ganhando cada vez mais espaços, inclusive entre os técnicos de segurança de trabalho, justamente por posicionar aos trabalhadores a conscientização da importância de se ter a segurança aplicada em suas atividades.

Elencamos a baixo os 5 (cinco) benefícios que o DDS traz para a empresa que o realiza:

  1. Redução de custo com assistência médica.
  2. Redução de acidentes no trabalho.
  3. Melhoria na produtividade e ambiente de trabalho.
  4. Aumento do comprometimento dos trabalhadores.
  5. Aumento do nível de satisfação e segurança dos colaboradores.

 

Paulo Oliverson Miranda

Técnico segurança do Trabalho.

Reg. 0007830/RS